A pandemia do coronavírus é algo que está afetando todos nós, tanto em nossa vida pessoal como no trabalho.
Na América Latina, as autoridades fazem um apelo para fortalecer o consumo e a produção nacional e incentivar alianças entre os países da região enquanto essas medidas contam com apoio fiscal dos governos.
Mas e as pequenas empresas?
As pequenas empresas são particularmente vulneráveis, pois geralmente não têm reservas que possam ajudá-las a superar tempos difíceis.
No entanto, existem práticas que podem ajudar a melhorar o gerenciamento de seus negócios.
Como você pode combater esta crise no seu negócio?
1. Aceite a crise e tome medidas
Lembre-se : negar a situação não resolverá o problema. É melhor reservar um momento para visualizar seus negócios e começar a preparar seu plano de ação com as dicas que trouxemos aqui!
2. Existem itens que podem sofrer mais que outros
Existem empresas e setores que podem ser mais afetados após a pandemia, como o setor de turismo, varejo, estabelecimentos comerciais, locais de entretenimento, como bares, cinemas e restaurantes, estabelecimentos esportivos, entre outros.
Também existem empresas que aumentaram suas vendas após a pandemia. Por exemplo, empresas de entretenimento doméstico, desinfetantes para as mãos, serviços de entrega, empresas de limpeza, empresas farmacêuticas, entre outros.
Que tal procurar se conectar com eles?
3. Reinvente-se, trabalhe remotamente e use plataformas online
Ainda existem oportunidades e o distanciamento social também pode ser uma oportunidade para humanizar e conectar-se. Existem aplicativos como Slack, Google Hangouts ou Zoom, que se você os usar a seu favor. Eles permitirão trabalhar remotamente com seus funcionários, gerar clientes e até criar uma aliança. Deseja aproveitar os benefícios da tecnologia a seu favor?
Um estudo recente mostra que estratégias virtuais podem gerar até 40% mais vendas .
4. Fortaleça sua plataforma de comércio eletrônico
É hora de fortalecer sua plataforma da web e aumentar seu alcance. Outra alternativa é usar plataformas como Rappi ou Uber Eats – se você não tiver uma plataforma online para vender seus produtos.
Já há evidências em outros países que mostram que as vendas pela Internet estão aumentando devido ao Covid-19.
Aproveite para estabelecer estratégias como descontos por meio de suas redes sociais e outras que mencionamos no item abaixo.
5. Defina incentivos
Descontos, promoções para unidades de vendas por atacado e outras medidas que ajudam a gerar fluxo de caixa podem ser práticas úteis. Você também pode oferecer entregas em domicílio gratuitas sempre que possível – tomando as precauções sanitárias necessárias.
6. Concentre-se em seus pontos fortes:
É essencial que sua empresa trabalhe com eficiência, por isso preste atenção especial em todos os projetos e produtos que geram renda HOJE. Eles manterão seus negócios funcionando.
Concentre-se no que você ganha mais e seja à prova de crises em seus negócios: pense nas atividades que exigem menos esforço e trazem alto impacto. Por exemplo, você pode se concentrar no princípio de pareto, ou seja, em produtos que precisam de 20% de seu esforço e geram 80% de lucro.
7. Corte despesas:
Corte as despesas superficiais que não agregam valor à sua empresa ou que podem ser adiadas para mais tarde. Cancele contas de plataformas, lojas e serviços que você não usa. Menos é mais. E lembramos você que marketing não é despesa, uma agência que se preocupa realmente com a sua marca estará ao seu lado para te ajudar a passar por tudo isso.
8. Seja transparente
Se existe um momento em que deve ser, é agora. Comunique-se de forma transparente e empática com seus clientes e funcionários. Estamos vivendo tempos de mudança, faça-os sentir que estão juntos nisso!
BÔNUS:
9. É hora de fortalecer e apoiar as pequenas empresas
Reavalie seus fornecedores e suprimentos e pergunte a si mesmo se você pode substituí-los por produtos, serviços ou fornecedores locais. Isso apóia a economia local, além de mitigar o impacto do aumento do dólar – e sua pegada no planeta.
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