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A influência das cores na publicidade e propaganda

No universo publicitário, cada detalhe que está sendo oferecido impacta o consumidor de alguma forma, informando ou estimulando alguma ação. A simbologia das cores tem diversos poderes, dentre eles, promover a atração da marca, confiabilidade, reconhecimento e diferenciação no mercado.

Por representar um ponto de contato entre a empresa e o cliente, é essencial fazer um estudo das cores que serão utilizadas, pois cada uma incorpora diferentes significados, dependendo do segmento, objetivo e público.


Abaixo, algumas cores e suas representações dentro da publicidade. Vale lembrar que não é uma regra geral, mas sim, aplicadas de uma maneira frequente trabalhando o inconsciente do público.

Vermelha: Dinâmica, quente e chamativa. Utilizada em placas de sinalização, liquidações e redes de fast-food.

Amarela: Otimista, feliz e acolhedora. Junto com o vermelho, estimula o apetite. No ambiente corporativo passa transparência.

Azul: O tom claro provoca sensação de frescor, estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o escuro demostra poder e confiança.

Verde: É relaxante e remete a equilíbrio e harmonia. Utilizada em produtos de higiene e materiais de sustentabilidade.

Preta: Associada à força e elegância. Juntamente com o branco, marca presença no conceito minimalista do design.

Branca: Ressalta limpeza, pureza e tranquilidade. Gera contraste de conteúdo e permite destaque dos elementos.

De acordo com o infográfico How Colors Affect Conversion Rate, desenvolvido pela QuickSprout, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator que contribui para a decisão final de compra e, 85% credita a compra de determinado produto devido a sua cor.

Portanto, uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.

As cores são usadas para estimular, acalmar e no caso da propaganda, vender.


Utilizando-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar na escolha. A publicidade e propaganda não vende assim por dizer, mas busca criar o estímulo para levar o cliente até o produto ou serviço.

Quando a agência de publicidade escolhe a cor para a campanha ou peça, tenha certeza de uma coisa, foram horas pesquisando a cor correta para atingir o target e ficar equilibrado com a arte.

Portanto, quando você ver uma logomarca, peça de outdoor ou display, pense antes de querer trocar a cor para uma que você acha bonitinha. Vejamos algumas tabelas mostrando o que cada cor tem como significado na propaganda e elas sendo aplicadas em marcas conhecidas mundialmente.

Cada cor tem seu significado. Algumas cores são universalmente ligadas a um sentimento e tem uma ótica geral para o mundo. Na tabela abaixo podemos ter uma visão delas.



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