Dentro de uma estratégia de marketing, o engajamento é o indicador principal que vai revelar se suas ações são ou não eficientes na tarefa de se comunicar com o público.
Ele é medido por meio de um cálculo que considera a média de interações registradas dividida pelo alcance total da marca nas redes sociais.
Existe ainda outro uso para o termo, que leva em conta o quanto a equipe de uma empresa está envolvida no processo de produção.
Esse tipo de engajamento profissional é bastante importante para garantir um time alinhado e que age de maneira eficiente para atender bem o cliente.
Engajamento social x profissional
O termo “engajamento” carrega diferentes significados, dependendo do contexto.
Como mencionei, o engajamento profissional é aquele que podemos observar em equipes de trabalho, aqui, as pessoas executam suas tarefas em troca de uma remuneração preestabelecida.
A história é um pouco diferente na atuação voluntária ou filantrópica.
Nesse contexto, os indivíduos se engajam com as atividades que precisam ser feitas sem a expectativa de serem recompensados financeiramente.
O engajamento social, portanto, está ligado a todo aquele trabalho que é feito de maneira altruísta.
O que significa engajamento nas redes sociais?
Hoje em dia, olhar apenas para o tamanho do público conquistado já não é suficiente para avaliar a presença de uma marca na web.
Muito mais do que a contagem de seguidores, é o engajamento que vai ajudar você a medir a eficácia das suas ações em curto e médio prazo.
A métrica é, portanto, um ótimo termômetro para avaliar a eficácia das ações propostas pela equipe de marketing.
Quanto mais pessoas respondendo às publicações de alguma forma, maior é o engajamento e mais bem alinhada está a sua comunicação.
Além disso, a adoção de algoritmos por parte das redes sociais fez com que nem todo conteúdo apareça na timeline dos usuários – elas costumam priorizar os posts que engajam mais.
Então, ao conseguir ajustar sua comunicação para ter um bom engajamento com seu público, você eleva também as chances de impactar novos clientes em potencial.
O que é engajamento no Instagram?
Se você gerencia páginas de Instagram, sabe bem que entender o engajamento dos posts é bastante importante para confirmar a eficácia do trabalho que está sendo feito.
Aqui, o cálculo segue o mesmo para outras redes: a soma das interações (curtidas, compartilhamentos, cliques e comentários) é dividida pelo alcance total (número de seguidores).
Mas, caso você não tenha acesso ao número consolidado de interações, é possível buscar a taxa média de engajamento em ferramentas de monitoramento e estatísticas de mídias sociais.
Comments